Cursos

OBJETIVOS

Pretende-se introduzir os engenheiros nas questões fundamentais da gestão duma empresa, através dum miniprograma de conceitos fundamentais e relevantes. Explica-se o que é a gestão e o que é a Organização, indo-se depois para a Contabilidade e Finanças Empresariais e acabando-se com o Marketing e Logística.

 

PROGRAMA

O que é uma organização. Para que serve a gestão. História da Teoria das Organizações. Corporate Governance. Teoria da Agência. Estratégia Empresarial e Gestão Estratégica. Contabilidade de Gestão e Contabilidade Analítica. Demonstrações Financeiras duma empresa: Balanço, Demonstração de Resultados, Mapas de Fluxos de Caixa, Lucro Contabilístico e Lucro Económico (EVA). Capitais Próprios, Capitais Permanentes, Fundo de Maneio e Rácio Económico-Financeiros. Avaliação de Projectos de Investimento e Avaliação Económica de Empresas. Múltiplos de Mercado. Mercado de Capitais. Financiamento das Empresas. Marketing e Marcas. Logística e Gestão das Operações.

 

DOCENTES

Luís Mira Amaral

OBJETIVOS

A capacidade de tomar decisões eficazes e de contribuir para o processo de tomada de decisão é de importância vital para qualquer engenheiro a trabalhar em organizações públicas ou privadas, com especial relevo para engenheiros com responsabilidades na gestão. Neste sentido, importa dotar o engenheiro de métodos e técnicas para enfrentar situação complexas caraterizadas por múltiplos objetivos e dimensões de avaliação e pela presença de vários tipos de fontes de incerteza e risco e dar-lhe a conhecer as melhores práticas em engenharia da decisão.

 

PROGRAMA

1. Introdução à Engenharia da Decisão: princípios, métodos, software e aplicações
2. Pontuação de alternativas e critérios: erros críticos mais comuns; exemplos de violação de disposições legais sobre avaliação
3. Operacionalização de critérios de avaliação: benefícios, custos e riscos
4. Pontuação de alternativas e ponderação de critérios: métodos numéricos e não numéricos; modelo aditivo
5. Pontuação de alternativas e ponderação de critérios: uso de software de apoio
6. Alocação de recursos: seleção de projetos geradores do melhor “value for money”
7. Análise de risco: árvores de eventos, de falhas e de decisão; software de apoio
8. Análise de risco: redes bayesianas e simulação de Monte Carlo; software de apoio
9. Matrizes de risco: avaliação de riscos e seleção de medidas de mitigação
10. Avaliação em grupo e conferências de decisão

A apresentação de todos os pontos do programa será acompanhada pela discussão de casos reais de aplicação, designadamente na avaliação de projetos, propostas e recursos humanos.

 

DOCENTES

Carlos Bana e Costa

OBJETIVOS

Pretende-se facilitar a aprendizagem e interiorização dos fundamentos da Gestão de Projectos de uma forma transversal e contextualizada (stakeholders, recursos limitados, risco, comunicação). Esta abordagem contextualizada fundamenta-se no PMBOK, sendo porém colocada em perspectiva através da referência a abordagens alternativas, nomeadamente Critical Chain e Agile. Com a discussão de artigos publicados em revistas internacionais pretende-se alargar a cultura de projecto. O domínio de um software integrado do tipo do MS Project é um resultado intrínseco na medida em que esta ferramenta é usada no desenvolvimento de um pequeno projecto ao longo do curso.

 

PROGRAMA

Contexto organizacional, contexto tecnológico, processo de engenharia, processo de gestão, processos de gestão de projectos e áreas de conhecimento de gestão de projecto. Tarefas, actividades, work packages e processos. Ciclo de iniciação, planeamento, controlo, e fecho. Desempenho da equipa e gestão de conhecimento. Comunicação, fluxos e arquitectura da informação, desempenho e controlo. Stakeholders, Sponsor, SOW Statement of Work, âmbito, WBS Work-beakdown Structure. Planeamento (WBS, GANTT, PERT/CPM). Gestão de tempo, alocação de recursos, controlo de custo. Earned Value Management, clássico e com extensões. Execução do projecto. Gestão do risco (identificação, qualificação, quantificação, resposta e controlo). Árvores de decisão, tabelas de decisão, valor esperado, funções utilidade. Critical Chain e Agile.
Este curso dirige-se a quem pretenda aprender os fundamentos e ganhar competências em gestão de projectos, não exigindo conhecimentos prévios.

 

DOCENTES

José Figueiredo

OBJETIVOS

A disciplina providencia uma base de conhecimentos que: (i) permite a compreensão dos principais fundamentos conceptuais e das questões estratégicas e estruturais associadas à tomada de decisão no contexto das finanças empresariais, bem como das respetivas implicações em termos de criação de valor; (ii) promove a compreensão dos fundamentos, conceitos, princípios, modelos e outros instrumentos analíticos que servem de suporte à análise, modelização, preparação, estruturação e implementação das decisões financeiras das empresas; e (iii) prepara para a intervenção na gestão das finanças da empresa utilizando as melhores práticas atualmente disponíveis, suportadas em princípios estruturados de risco e rendibilidade.

 

TEMAS

A disciplina aborda os seguintes temas: (i) principais fundamentos das finanças empresariais; (ii) papel da informação financeira, internamente para a preparação da tomada de decisões financeiras e externamente para a tomada de decisões de afetação de recursos dos investidores; (iii) diagnóstico económico-financeiro, enquanto instrumento de interpretação da informação contida nas demonstrações financeiras; (iv) planeamento financeiro de médio e longo prazo, com especial enfoque nos modelos, técnicas e instrumentos analíticos que permitem projetar a atividade da empresa, modelizando os seus objetivos, opções e estratégias de investimento e de financiamento alinhados com o perfil de risco definido; (v) decisões de investimento, nomeadamente, das questões associadas à estimação dos fluxos financeiros relevantes, da taxa de atualização, e dos principais modelos de avaliação de decisões de investimento em ativos reais; e (vi) decisões de financiamento e de distribuição de cash flow aos proprietários da empresa, nomeadamente, as estratégias de financiamento, as questões da estrutura de capital da empresa, da estimação do custo do capital, das políticas de distribuição de dividendos e de recompra de ações, sempre no contexto da criação de valor.

 

DOCENTES

António Quintino

Mário Coutinho dos Santos

Aníbal Durães dos Santos

OBJETIVOS

Fornecer conhecimento sobre os fundamentos gerais da função Gestão de Operações (GO). Neste curso serão estudados os métodos e técnicas mais usadas pelas organizações no âmbito da Gestão das Operações, procurando fornecer o conhecimento que permita aumentar a capacidade de análise, crítica e resolução de problemas na tomada de decisão em Gestão de Operações.

 

PROGRAMA

– A Gestão das Operações nas Organizações.
– A Estratégia e Desempenho da Gestão de Operações.
– O Processo de Planeamento e os sistemas ERPs
– Gestão de Materiais: materiais de procura dependente (MRP) e materiais de procura independente (métodos de ponto de encomenda).
– A melhoria nas Operações: Just in Time e produção Lean; A Produção Sincronizada e a Teoria das Restrições.

 

DOCENTES

Ana Paula Barbosa-Póvoa

Ana Carvalho

OBJETIVOS

– Compreender em que consiste a gestão da cadeia de abastecimento (supply chain management) de uma forma integrada;
– Caracterizar as diversas funções dentro da cadeia de abastecimento, desde o nível estratégico, passando pelo tático finalizando no nível operacional;
– Explorar métodos e técnicas de gestão cadeia de abastecimento, procurando fornecer a capacidade de análise, crítica e resolução de problemas na área;
– Estabelecer a ligação entre os conceitos teóricos e casos reais – promovendo a discussão de casos de estudo e a utilização de ferramentas adequadas para simulação do comportamento das cadeias de abastecimento.

 

PROGRAMA

– Gestão estratégica da cadeia de abastecimento.
– O valor da informação: a integração da Cadeia de abastecimento. Sistemas pull, push e push-pull.
– Gestão de contratos e gestão de stocks.
– As alianças estratégicas na cadeia de abastecimento: 3PLs, parcerias fornecedores-retalhistas, integração da distribuição.
– Estratégias de “procurement” e de “outsourcing”.
– Internacionalização na gestão da cadeia de abastecimento: a cadeia global e a gestão de risco.

 

DOCENTES

Ana Paula Barbosa-Póvoa

Susana Relvas

OBJETIVOS

Pretende-se dar aos engenheiros os fundamentos da Teoria Económica, quer na Microeconomia quer na Macroeconomia e explicar-lhe o funcionamento da economia portuguesa, os seus problemas de competitividade e de finanças públicas, no contexto da Zona Euro e da Economia Global e à luz dos modelos da Economia do Conhecimento e das Políticas Públicas para o Desenvolvimento Económico e Social.

 

PROGRAMA

Introdução à Microeconomia: Curvas Oferta e Procura, Custos Fixos, Variáveis e Médias, Economias de Escala, de Gama e de Aprendizagem, Ponto-Morto e Lucro Máximo, Estruturas de Mercado. Introdução à Macroeconomia: Mercado de Produto e dos Factores de Produção, Equilíbrio no mercado do produto em economia fechada e aberta, mercado monetário, moeda e inflação, interacção entre os mercados do produto e monetários, e os papéis do governo e Banco Central. Teorias económicas: Clássicas, Keynesianas, Monetaristas, Gestão da Procura e “Supply Side”.

Fases de um processo de Integração Económica, o caso da Zona Euro e os Blocos Regionais na Economia Global. Razões económicas e sociais para a intervenção do Estado na Economia e Políticas Públicas para Desenvolvimento Económico e Social; Economia do Conhecimento, Capital Físico, Capital Social, Produtividade e Competitividade. Economia Portuguesa, Finanças Públicas (Défice, Dívida Pública, Orçamento do Estado) e Competitividade (Défice e Dívida Externas). O programa da TROIKA e o ajustamento da Economia Portuguesa.

 

DOCENTES

Luís Mira Amaral

Francisco Lima

OBJETIVOS

O curso foca os aspetos principais da concorrência empresarial e da análise de mercados. Pretende-se que ao longo do curso os participantes adquiram competências que lhes permitam compreender os fenómenos económicos e o seu impacto nos mercados.
As sessões são teórico-práticas. Os conteúdos programáticos incluem a interpretação de indicadores económicos, a análise dos impactos das políticas económicas e a análise de estratégias de concorrência e de conquista de poder de mercado em mercados específicos.

 

PROGRAMA

1. Conceitos introdutórios
2. Medição da actividade económica
3. Políticas económicas, desemprego e inflação
4. Mercados e estruturas
5. Mercados imperfeitos e Teoria de Jogos
6. Carteis e conluio
7. Definição de mercado e poder de mercado
8. Entrada e saída: barreiras artificiais à entrada; predação; fusões
9. Estratégias de pricing
10. Diferenciação do produto
11. Política de concorrência

 

DOCENTES

Margarida Catalão Lopes

INTRODUÇÃO

Num ambiente cada vez mais global e competitivo, as organizações têm de se adaptar a mercados mais competitivos, clientes mais exigentes, inovações tecnológicas, ciclos de vida curtos dos produtos e redução de custos. A agilidade é pois uma qualidade que as organizações, e as suas equipas, podem aprender e desenvolver para sobreviver e prosperar.
Os métodos ágeis dependem somente dos elementos que constituem essas equipas e dos compromissos por si assumidos perante os outros, relativamente à conclusão do projecto em curso, contrariamente aos métodos tradicionais em que o sucesso se baseia num controlo de cima para baixo através de planeamento, monitorização e controlo de tarefas.
Um dos métodos ágeis apropriados para o desenvolvimento de projectos, independentemente do seu domínio de aplicação, é o Scrum. Este método recomenda ciclos de trabalho curtos, Sprints. Há períodos de estabilidade onde a equipa transmite o seu trabalho para ser revisto e discutido pelo dono do projecto e outros stakeholders, e considera a comunicação e feedback contínuo como chave para alcançar o alto desempenho da equipa.

 

OBJETIVOS

O Curso de Agilidade em Gestão de Projectos orienta-se para:
• Organizar e controlar projetos de forma simples e eficaz.
• Orientar a equipa para a gestão ágil baseada no método Scrum.
• Reorientar os líderes e as suas equipas para um novo método de gestão de projetos.
• Impor a comunicação e feedback contínuo entre todos os elementos como a fonte principal de gestão.

 

DOCENTES

Alberto Rodrigues da Silva

Manuela Timóteo

OBJETIVOS

Esta unidade curricular pretende levar os alunos a apreender conceitos fundamentais de gestão, perspectivas e ferramentas de definição estratégica, e a filosofia e processo do Marketing.
Os alunos deverão adquirir e desenvolver competências para abordar conceptualmente e estruturar um projecto.

 

PROGRAMA

• Gestão – conceitos fundamentais
• Estratégia – definição e importância
• Processo de gerar e executar uma estratégia
• Avaliação do ambiente externo de uma empresa
• Avaliação dos recursos e a posição competitiva de uma empresa
• Estratégias competitivas
• Competir em mercados externos
• Marketing – definição e conceitos
• Planeamento e Marketing Estratégico
• Comportamento de compra do consumidor e organizacional
• Segmentação, Targeting e Posicionamento
• Marketing-mix: Produto e Preço; Comunicação e Distribuição
• Marketing e serviços – lógica dominante e especificidades
• Sistemas de Informação de Marketing e Pesquisa

 

DOCENTES

Carlos Lucas de Freitas

OBJETIVOS

O curso foca-se no empreendedorismo de base tecnológica, com particular ênfase nos processos de inovação, comercialização e gestão de tecnologia. Pretende-se que, ao longo do curso, os participantes: (i) discutam o papel da mudança tecnológica e empreendedorismo; (ii) apreendam as dimensões essenciais para avaliar e explorar comercialmente uma tecnologia emergente; (iii) desenvolvam um plano de negócios visando a criação de uma start-up de base tecnológica.
As sessões são teórico-práticas. Os conteúdos programáticos incluem a análise de exemplos específicos de empresas de base tecnológica, a preparação e apresentação de casos e elaboração de um plano de negócios.
Este curso dirige-se a engenheiros que pretendam obter competências sobre o processo de valorização económica de ciência e tecnologia. A frequência do curso não exige conhecimentos prévios por parte dos formandos.

 

PROGRAMA

Sessão #1 – Empreendedorismo: principais conceitos, definições e evidência empírica
Sessão #2 – Inovação: principais conceitos, definições e evidência empírica
Sessão #3 – O processo de identificação e avaliação de oportunidades de negócio de base tecnológica
Sessão #4 – Novos modelos de negócio
Sessão #5 – Análise de mercado
Sessão #6 – Proteção de propriedade intelectual
Sessão #7 – Financiamento e avaliação de projetos de base tecnológica
Sessão #8 – Apresentação e discussão dos projetos finais

 

DOCENTES

Miguel Amaral

OBJETIVOS

O desafio deste curso é refletir sobre as mudanças sustentadas, garantindo a estabilidade financeira e uma adequada gestão dos recursos humanos e do ambiente. Para isso, torna-se imprescindível desenvolver e aplicar ferramentas que aumentem capacitação na área da gestão das empresas de engenharia, a todos os níveis. O curso aplicará, pois, uma série dessas ferramentas.

 

PROGRAMA

1. Aplicação do Balanced Scorecard e Strategy Maps a empresas de engenharia
2. Definição dos conceitos de Visão, Missão, Valores e Estratégia, com um enquadramento prático e facilitador da sua aplicação na gestão do dia-a-dia.
3. Definição dos Objetivos a atingir e em que altura tal deverá acontecer;
4. Coaching, Gestão de Reuniões, Promoção de Consensos e Trabalho em Grupo;
5. Alinhamento das iniciativas estratégicas para satisfação dos objetivos definidos;
6. Definição de Key Performance Indicators (KPI) e de Planos de Ação para atingir objetivos e metas em prazos definidos;
7. Ações de feedback e monitorização para controlo e apoio a possíveis alterações de estratégia.
8. Noções práticas de GP para aplicação imediata, nas suas múltiplas componentes.

No final do Curso será realizado um Balanced Scorecard simplificado e prático que permita a sua utilização imediata em qualquer empresa ou organismo, para apoiar a sua gestão e a gestão dos projetos onde esteja envolvida.

 

DOCENTES

Joaquim Evaristo da Silva

José Figueiredo

OBJETIVOS

Pretende-se criar um programa mais próximo das necessidades atuais dos profissionais, tornando o aprender mais abrangente e sistémico. Esta unidade curricular complementa as competências técnicas que o programa já contempla, quer de Engenharia quer de Gestão, criando assim um fórum focado na transmissão de conhecimento, partilha e experiência na área comportamental e das chamadas soft skills. Aborda aspectos do Saber Ser e do Saber Estar que complementam as do Saber Fazer e do Saber Saber que são explanadas nas outras unidades curriculares.

 

PROGRAMA

Esta unidade curricular com uma carga horária semanal de 3 horas contempla os seguintes temas:
• Inteligência Emocional, Social e Positiva
• Introdução ao Coaching
• Técnicas de Feedback
• Ferramentas para a Concretização
• Gestão de Stress
• Gestão de Conflito
• Comunicação eficaz
• Liderança – Eu
• Liderança – Eu e os Outros

 

DOCENTES

Maggie João

José Figueiredo